segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A história do brigadeiro



Deliciosa sobremesa que agrada a todos, até quem não gosta de doces.
É um ícone das festinhas de aniversário e/ou comemorações em geral.

O brigadeiro foi criado no Brasil meio por acaso. Logo depois da Segunda Guerra Mundial, era quase impossível arranjar ingredientes para fazer sobremesas. Alguém resolveu misturar leite condensado e chocolate, e acabou criando o doce.
Inicialmente, ele ficou conhecido como bombardeiro, porque as crianças costumavam fazer guerrinhas com as bolinhas de chocolate. As mães, buscando soluções para evitar que as dita-cujas grudassem na roupa dos pequenos, resolveram cobri-la com granulado. Foi assim que a delícia assumiu sua forma atual.
Mais tarde, passou a se chamar negrinho, em alusão à massa escura. Até hoje os gaúchos o denominam assim.
Depois, ela foi rebatizada por causa do brigadeiro Eduardo Gomes, político de físico avantajado e boa aparência, candidato à Presidência em 1945 e 1950. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas, e faziam "negrinhos" que vendiam para promover sua campanha. 

Há também uma lenda de que o brigadeiro tenha surgido com a briga de 3 padeiros confeiteiros. O primeiro fazia um doce com leite e bastante açúcar. O segundo juntou manteiga, e o terceiro acrescentou chocolate. Enquanto os 3 discutiam, o doce cozinhou na panela, tomando consistência. Daí o nome briga de padeiro virou brigadeiro.
A receita tradicional ainda é a predileta, mas atualmente há inúmeras variações, como: Ovomaltine, chocolate branco, amêndoa, avelã, banana, maracujá, coco, menta, milho verde, Nutella, rum, café, cappuccino, pistache, gengibre e até wasabi.

E, fala sério: em momentos de TPM (Tocou, Perguntou, Morreu / Totalmente Pirada e Maluca / Todos Problemas Misturados), tem coisa melhor?? rs

 Caixinhas da Maria Brigadeiro

Livro sobre brigadeiro.




Doces beijos!

4 comentários:

mara oliveira disse...

muito bom amei esse post..

bjs

@mara_deoliveira

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Muito obrigada, Mara!!!!

Bjks
*--*

Di Rodrigues disse...

Adorei saber mais essa história!!!!

Di Rodrigues disse...

Vc já comeu brigadeiro feito com chocolate belga? É uma delicia.
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...