terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Chocolândia


Há uns 8 anos, aproximadamente, decidi trabalhar com chocolate começando com Ovos de Páscoa e bombons recheados. Sem nenhum curso, apliquei o que eu conhecia e o que tinha visto em revistas ou em módulos culinários de programas de televisão. Para a minha surpresa, tive muitas encomendas!

Depois, parti para as trufas. Eu ia misturando os ingredientes para fazer trufas de diversos sabores, entre eles: tradicional, cereja, passas ao rum, morango, maracujá, limão, laranja, coco, café, pimenta, gengibre, banana, amarula, caipirinha, nozes, amendoim, menta, e outras.

E como eu sempre fazia as minhas compras na Chocolândia, aqui em São Paulo, decidi conhecer os cursos que a loja oferece (além de chocolate, tem cursos de salgados, bolos decorados, cupcakes, etc.). Naquela época, só existia a loja no bairro do Ipiranga.


Fiz uns três cursos de trufas diversas. E em todas as aulas, o centro culinário da loja nos oferece uma apostila (com as receitas e onde anotamos as dicas - meu maior interesse pelos cursos - fornecidas pelo/a professor/a), tem degustação de todas as gostosuras feitas ali na hora, e no final, um sorteio.

Depois de um bom tempo fazendo e vendendo trufas e bombons, parei de mexer com chocolates por diversos fatores, como já mencionei num outro post.

Atualmente, a Chocolândia tem mais 3 filiais: em Santo Amaro, na Lapa, e o recém inaugurado no bairro do Tatuapé.

Eis que, desde o ano passado voltei a trabalhar com chocolate. Desta vez, em forma de brigadeiros. E, apesar de já ter feito muitos docinhos, me lembrei dos cursos que tinha feito e pensei nas valiosíssimas dicas e macetes que eu poderia aprender durante as novas aulas. 

Na semana retrasada, me dirigi à loja do Ipiranga e fiz o curso de Brigadeiro Gourmet, que seria um brigadeiro mais sofisticado, devido os tipos de ingredientes utilizados, como: nozes, pistache, damasco, e outros.

A professora foi a Adriana Maeda. Todos os brigadeiros desta foto acima foram feitos em aula, e claro, experimentei todos (amei o de nozes)... hehehe! E esta caixa foi sorteada... pena que eu não ganhei! rs

Na semana passada, decidi fazer outro curso de brigadeiros - conhecimento nunca é demais, não é?! Desta vez, fui na loja de Santo Amaro.
E esta aula foi tão, mas tão interessante e especial, que eu resolvi escrever este post. 
O professor foi o Claudio Mechetto. Eu não o conhecia (pois trabalho em tempo integral e desta forma, não assisto TV durante o dia), mas ele já se apresentou  várias vezes nos programas de TV Mulheres, Todo Seu, Manhã Maior, Manhã Gazeta, Vida Melhor, e outros.

Aula excelente, dinâmica, cheia de dicas (inclusive 'off apostila'... shhh, segredo... rs!) incríveis. Além das receitas, dicas de embalagens e de vendas. O Claudio Mechetto realmente merece todo o sucesso do mundo (mais!!), pois é muito competente no que faz, e transmite sinceridade e amor pela sua profissão.

A apostila veio recheada de receitinhas também, e dos brigadeiros feitos em aula, fiquei louca pelo de gengibre. É uma coisa de louco!!

Quero testar todos os novos sabores de brigadeiros que aprendi na aula do Claudio Mechetto. Algum/a vítima voluntário/a para servir de cobaia degustador/a? rs

Doces beijos!

Parte da decoração de Páscoa, na Chocolândia - Ipiranga


Links:
(Facebook - perfil 1 - somente para visualização de fotos)

(Facebook - perfil 2 - para adicioná-lo)

17 comentários:

KINHA disse...

Olá Cici

Visitando o blogs amigos, encontrei o seu. Gostei e já estou te seguindo.
Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

Bj000000000.....................
www.amigadamoda1.com

Rosecleia Kéia artes disse...

obrigada Cici, eu também admiro você e seu trabalho, que delícia esses brigadeiros menina!
bjs!

Bárbara Scarlett disse...

Oi Cici
eu fiz as bolinhas com o Pinta-bolinhas da Condor, vem dois acessórios com 8 pontas de tamanhos diferentes e numerados eu usei o nº 8. Para alinhar eu usei o "olhômetro" msm...rs...

Falando do seu post de hj, amei e me deu vontade de fazer chocolate d novo tb, comecei ano passado um pouco antes da pascoa, minha irmã vendia na escola dela e tive algumas encomendas na igreja da minha mãe. Eu tb estava olhando alguns cursos por aqui em Bh e acho q vou fazer. Tem cada coisa linda e nova neh, temos que inovar. Boa sorte nessa pascoa.

Abraços

Vânia Pinho disse...

Humm...que delícia amiga! Eu invejo quem sabe fazer doces, seja ele qual for...eu quase não me atrevo a fazê-los ( até já fiz muitos ovos de páscoa), talvez por eu não comer, acho que nunca ficam bons.
Mais é isso ai amiga...tem que fazer cursos, ver as novidades e ganhar dim dim!!

bjus

Vânia Pinho

♥ Wilma ♥ disse...

Eu queroooooooooooooo, ser vítima, degustadora, cobaia dos brigadeiros!! kkkkkkkkkk AMOOOOOOOOOO!!!!

Kellen Bittencourt disse...

Uhuuuu, que delicia, amo brigadeiros, não sei se conhece a "Brigaderia", uma loja super charmosa de brigadeiros que tem em Campinas, no Galeria e no Iguatemi, acho que tem em SP tbem, é uma delicia, são super variados, assim como esses ai! Tudo de bom vai firme Cici, será um sucesso! Bjooooss

Chá Mate com Pinhão disse...

Ahhh eu quero ser cobaia sim rsss...
Que bacana Cici, trabalhar com chocolates é um verdadeiro talento!
Bjos
Bia

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Obrigada por me responder! Não conhecia este pinta-bolinhas, mas adorei saber que existe.
Mexer com chocolate, para mim, é uma terapia. Muito bom, né?!

Bjns

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Obrigada pela visita, querida!!
Adorei o seu blog tb, viu?!

Bjns

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Vc sabia que eu faço os Ovos de Páscoa, mas pra mim eu compro do supermercado? Hihihi...
Bjns

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk... ok, ok!!
Bjks

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Simmmm... conheço!! Muito bom, né?! São lindos, embalagens maravilhosas!
Obrigada sempre!!!!

Bjs

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Muito obrigada!!
E volte sempre, viu?!

Bjs

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Eu adoro... pra mim, funciona como uma terapia!!

Bjns

2947 4162 disse...

Parebéns pelo blog, agradeço os elogios feitos, a Chocolândia procura sempre trazer os melohres professores e os melhores cursos, sempre buscando melhorar e espero que volte mais vezes...

Ass. Guilherme - Marketing Chocolândia

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Voltarei sim, tenha certeza!
Muito obrigada pela visita.

Abçs

Gabrielle de Almeida Ramos disse...

Sei que gosta de chocolate, e sei também que faz paar vender. Parou ou ainda vende? Nunca mais falou sobre...
Legal ler este post, gostaria que tivesse algo assim aqui, fezer uns cursos ia me destrair um pouco.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...