quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mais Dicas Ecológicas


Como já comentei em outro post, antes de mudar o mundo precisamos mudar os nossos hábitos, seja em casa ou no trabalho.
E por que não seguir algumas dicas, se isso também trará benefícios para a sua vida e ao seu bolso?

Tampe suas panelas enquanto cozinha!
Parece óbvio, não é? E é mesmo. Ao tampar as panelas enquanto cozinha, você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

Use uma garrafa térmica com água gelada
Compre uma garrafa térmica de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada e você evitará o abre-e-fecha da geladeira toda vez que alguém quiser beber um copo d'água.

Aprenda a cozinhar em panela de pressão
Acredite... dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe, etc. Muito mais rápido e economiza 70% de gás.

Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez
Mais uma vez, evite o abre-e-fecha da geladeira.

Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma criação de gado? Pois é. É metano, um gás inflamável, poluente, e mega fedorento. 
Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma ideia, para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo kg de frango só consome 10 litros.

Não troque o seu celular
Já foi o tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer 'zé mané' tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado.
Se o problema é a bateria, considere o custo-benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta.
Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias.

Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são mais caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 kg de gás carbônico anualmente.

Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15 a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas ou tênis para secar atrás delas então... nem pensar!

Nunca é demais lembrar: recicle
Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de AçúcarLembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

Reduza o uso de embalagens
Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

Compre papel reciclado
Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

Mantenha seu carro regulado
Calibre os pneus a cada 15 dias e faça uma revisão completa a cada 6 meses, ou de acordo com a recomendação do fabricante. Carros regulados poluem menos. A manutenção correta de apenas 1% da frota de veículos mundial representa meia tonelada de gás carbônico a menos na atmosfera.

Desligue o computador
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade. Desligue o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo, e o monitor por até 15 minutos.

Considere trocar seu monitor
O mais responsável pelo consumo de energia de um computador é o monitor. Monitores de LCD são mais econômicos, ocupam menos espaço na mesa e estão ficando cada vez mais baratos. O que fazer com o antigo? Doe a instituições como o Comitê para a Democratização da Informática (CDI).

Regue as plantas à noite
Ao regar as plantas à noite (ou de manhãzinha), você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

Divulgue essa lista!
Envie essa lista por e-mail para seus amigos, reproduza-a livremente, e quando possível, cite a fonte. O Mude o Mundo agradece, e o planeta também!

Veja a matéria completa, aqui.


Doces beijos!


10 comentários:

Rafa disse...

Posso dizer que adorei as dicas sem parecer óbvia? rs.
A da panela pra mim foi nova, jamais pensei nisso! O preparo na panela de pressão eu já fazia ideia, mas sempre tive medo de perder o tempo de cozimento e derreter tudo, rs.
Bjus

Chá Mate com Pinhão disse...

Oi Cici
Muito legais sim essas dicas. Mesmo que já conhecemos ou ouvimos falar, é sempre muito importante estar relembrando.
Às vezes por falso comodismo acabamos deixando de lado, ou mesmo para depois.
Beijos

Kellen Bittencourt disse...

Oi Cici, adorei as dicas, a da panela de pressão valeu demais, só cozinho feijão e carne eventualmente, o celular ,esse não tem jeito esse mes vou trocar por que simplesmente depois de 3 anos já está rebentado e agora as teclas resolveram trocar de função rsrsr muito boa dicas! Bom estar de volta, e agora que o carná passou, Feliz 2012 p nós rsrs Bjos

Bárbara Scarlett disse...

Adorei Cici
Aqui em casa fico de marcação com meu marido com o abre e fecha da geladeira, as vezes ele abre, vai até a pia ou a mesa, usa o que pegou de dentro dela e depois volta para guardar. Isso tudo numa lentidão só e com a porta aberta. Eu fico louca....kkkk
Sei que é melhor abrir uma vez só, mas ele "esquece" ela aberta... me da nos nervos...kkkk um dia ele aprende.
aqui em casa eu comecei a pouco tempo a separar o plástico do lixo orgânico. A sacola de plastico encheu tão rápido, e a de orgânico nem a metade. Agora eu levo pro vizinho, já disse que eu não sabia que ela fazia coleta? kkk só eu msm.

Cris e Nai disse...

Cici, esse é um assunto que é sempre bom ser lembrado, aqui em casa já mudei muitas coisas,mas sempre temos algo a melhorar. Beijos!!!

Arielli Yoshi disse...

Oi, adorei as dicas e umas eu ja faço sem saber que estava fazendo o bem ao nosso meio ambiente! carne eu quase nao como, mas tem vezes q nao resisto rs

bjx

Lisy Brinhosa disse...

Amei o post... vou copia-lo e colocar lá no blog... posso né???

Beijão!!!!

ELAINE disse...

Obrigada pelo carinho Cici! Parabéns pelo post! Dicas muito preciosas! Uma 5ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch

Canela Castela disse...

Caramba otimas dicas amiga, sempre rego minhas plantas cedinho, e o comp. ahhh esse fica direto ligado xiiiiiii...
Amei as dicas
Bjos grandes

Eu que fiz... ou quase isso disse...

Caracas eu jurava que já estava aqui nesta época rsrsrs, boa lista Cici, vou divulgar, e vou tentar fazer o que eu não faço.

Bjs

Gélia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...