quinta-feira, 8 de março de 2012

Belíssimas

Um texto antigo, mas que vale a pena relembrar...
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!


Já li muitos comentários positivos a respeito de Belíssima. O que ainda não li foi comentários sobre a abertura da novela. Ou talvez tenha me escapado.
O tema da abertura: a beleza feminina. A música: Você é Linda, de Caetano Veloso. Tinha tudo pra ser um festival de bom gosto, no entanto, há controvérsias. Se não há, olha eu aqui inaugurando uma.

A modelo que aparece de maiô, sabe-se, tem um rosto perfeito: pena que pouco apareça. Em evidência, apenas aquele amontoado de ossos. Coxas quase da mesma espessura dos tornozelos e braços que mais parecem gravetos. Entre a pele e as costelas, onde foi parar o recheio?
Pode ter sido apenas um problema de iluminação ou de recorte, mas o resultado que nos é mostrado há meses, todas as noites, é o raquitismo como sinônimo de perfeição estética.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, que na prática não ajuda a mudar muita coisa, mas ao menos serve para reflexões, debates e crônicas temáticas. O que valeria a pena discutir hoje? Proponho um assunto sem relevância política, mas igualmente importante: o recheio. Tudo o que temos retirado de nós, tudo o que tem sido lipoaspirado de nossas vidas.

Já fomos mais silenciosas. Mas, ao ganhar o direito à voz, nos tornamos mulheres aflitas, que não se permitem um momento de quietude. Falamos, falamos, falamos compulsivamente, como se fosse contra-indicado guardar-se um pouco, como se o silêncio pudesse nos inchar.

Já sofremos com mais pudor. Hoje nossas deprês são extravasadas, distribuídas, ofertadas, viram capa de revista, como se a dor fosse uma inimiga a ser despejada, como se o sofrimento fosse algo venenoso e necessitasse de expulsão, como se não valesse a pena alimentar-se dele e através dele crescer.

Já fomos mães mais atentas, que geravam por mais tempo, por bem mais do que nove meses. Levávamos os filhos dentro de nossas vidas por longos anos. Hoje temos mais pressa em entregá-los para o mundo, a responsabilidade pesa, e como peso é tudo o que não queremos, acabamos por nos aliviar dos compromissos severos de toda educação.

Já fomos mais românticas. Hoje o sexo é mais importante, queima calorias, melhora a pele e não duvido que um coração vazio também ajude na hora de subir na balança.

Por um lado, conquistamos tanto, e, por outro, estamos nos esvaziando, querendo tudo rápido demais e abrindo mão de aproveitar o que a vida tem de melhor: o sabor, o gosto. Calma, meninas.
Amor não engorda. Discrição não engorda. Reflexão não engorda.
Não é preciso se agitar tanto, correr tanto, falar tanto, brigar tanto, nada disso é exercício aeróbico, é apenas tensão.
Nesse ritmo, perderemos a beleza da feminilidade e acabaremos secas não só por fora, mas por dentro também.
Martha Medeiros


Pra relembrar, a abertura da novela Belíssima:


12 comentários:

Rosecleia Kéia artes disse...

Olá Cici, hoje é um dia especial e vim aqui deixar um abraço para você que é uma mulher maravilhosa, batalhadora, inteligente...
Feliz dia Internacional da Mulher
Adorei o texto!
bjs!

Betty Gaeta disse...

Oi Cici,
Martha Medeiros é sempre impecável em suas crônicas. Ótima escolha!
Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Já estou seguindo e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
Beijos 1000 e um Feliz Dia Internacional das Mulheres para vc.

www.gosto-disto.com

Elaine Cristina disse...

Que lind homenagem , adorei CiCi!
Desejo que a alegria deste dia se estenda por toda a nossa vida!

Com meu carinho!

Bjs

Ana Ferreira disse...

Ola querida..adorei a homenagem..
Feliz dia da Mulher para você..
Beijos da Bruxinha

Carol Schwarz disse...

Linda a mensagem, feliz dia Internacional da mulher. Bjks, Carol

http://segredinhosdecarol.blogspot.com/

Canela Castela disse...

OI querida linda postagem viu?Adorei.
Feliz dia das Mulheres para nós todas.
Beijos e tenha um lindo dia!

Rô Faleiro disse...

Oi Cici
Feliz dia da Mulher pra nós :)
beeijos

APENAS PALAVRAS disse...

Antes de postar este comentario gostaria de dizer... Amo este blog...assim como amo voce que descreve com naturalidade aquilo que ve e que sente.....sendo ti mulher....na sua mais prazerosa exencia...A qual deve ser amada e clamada. dia a dia....Parabens pelas lindas frases num dia especial que poderiamos resumir da seguinte forma....isto é se existice uma forma de falarmos e narramos aquilo que talvez não nos inquiete... Do valor e da delicadeza da mulher que fora feita na sua fragelidade a qual foste outroa chamada mulher na sua força e na sua doçura de ser...Mulher....Um bj bem gostoso nestes mais puro coração.....e tenham um ótimo final de semana
Lembrando...Ser mulher é subir degraus e se os tiver que descer não precisar de ajuda, é tropeçar, cair e voltar a andar. Ser mulher é saber ser super-homem quando o sol nasce e virar cinderela quando a noite chega. Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo

Betty Gaeta disse...

Oi Cici,
Obrigada por ter retribuído a visitinha. Adorei! É sempre bom ganhar uma nova amiga.
Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Rosecleia Kéia artes disse...

Cici eu andei sumida mesmo,passamos mais de um mês com meu cunhado doente teve que fazer duas cirurgias em um mês, fiquei muito triste e sem tempo para passar por aqui, mas agora ele esta bem e tudo voltando ao normal.
bjs!

Canela Castela disse...

Ahhh tu vai descer?
Olha aproveita que estamos no finzinho do verão!
O outono se aproxima, atéqueenfim!!!
Beijos grandes minha querida amiga!

Ana Ferreira disse...

Ola querida..no blog tem um selinho Tag para você..vamos nos conhecer melhor e entrar na brincadeira..
Tenha um bom dia..
Beijos da Bruxinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...