domingo, 11 de março de 2012

Tsunami...


Hoje faz 1 ano que a costa nordeste do Japão passou pela tragédia do tsunami, o mais violento já registrado no país: 9 graus na escala Richter.
Morreram mais de 15 mil pessoas, e milhares ainda estão desaparecidas.
Estradas e ferrovias foram destruídas, e faltaram água, comida e combustível, além da Usina Nuclear de Fukushima ter sido gravemente afetada.

Ainda assim, o país demonstrou 10 lições:

1. A CALMA
Nem um único sinal de pânico. A tristeza foi crescendo, mas a atitude positiva se manteve.

2. A DIGNIDADE
Foram feitas longas filas para a distribuição de água e de mantimentos. Nem uma palavra áspera ou um gesto bruto.

3. A CAPACIDADE
Arquitetura incrível e engenharia irrepreensível. Os edifícios oscilaram, mas nenhum caiu.

4. O CIVISMO
As pessoas compravam somente o que precisavam para o presente, para que todos pudessem ter acesso aos bens.

5. A ORDEM
Não houve saques nas lojas. Não houve buzinões, nem ultrapassagens nas estradas. Apenas a compreensão pelo momento por que todos passavam.

6. O SACRIFÍCIO
50 trabalhadores não foram evacuados das instalações da Central Nuclear para assegurarem que a água do mar fosse bombeada para os reatores. Nunca serão reembolsados!

7. A TERNURA
Os restaurantes reduziram os preços. Os mais fortes cuidaram dos mais fracos, e a entreajuda estava na rua, em todos os locais.

8. O TREINO
Os idosos e as crianças sabiam exatamente o que fazer. E fizeram exatamente o que era pressuposto fazer.

9. A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os jornalistas mostraram dignidade e contenção no modo como reportaram as notícias. O sensacionalismo foi rejeitado. Somente reportagens serenas.

10. A CONSCIÊNCIA
Quando, numa loja, a energia elétrica falhou, as pessoas colocaram as coisas que tinham na mão nas prateleiras e saíram normalmente.


Em janeiro deste ano, foi confirmado que o impacto causado à saúde da população pelo desastre de Fukushima foi relativamente pequeno graças, em parte, à retirada imediata dos moradores do entorno, e também ao fato de que a radiação se espalhou sobre o oceano, em vez de atingir áreas povoadas.

No entanto, o real impacto desse acidente na região só será conhecido em maio deste ano, quando um relatório preliminar sobre os efeitos da radiação de Fukushima será apresentado na reunião anual da Unscear e depois, em 2013, quando um documento final será exposto na Assembléia Geral da ONU.

Só nos resta torcer e orar para que a situação se normalize, na medida do possível, e que o país se reconstrua totalmente.

Doces beijos!

7 comentários:

brasileirasimsenhor disse...

Olá querida, que linda postagem!! Tratou com muito carinho!!Parabéns!!Também fiz uma postagem, quando puder venho conferir!!Super bjs

Coisas de Andréa disse...

Oi Cici, lindo post! São dez lições que mostram o respeito com o próximo, mesmo nas dificuldades...
Logo o país se normaliza, tenho certeza!
Beijos e um lindo domingo.

Enilde disse...

Bom dia Cici, eu sempre admirei os japoneses, sem saber pq. Hoje eu posso dizer com certeza, é examente por isso: o carater que deveria ser intríseco em todos os seres humanos....esses 10 itens. Beijos querida, e pode crer a raça humana japonesa é o protótipo da Criatura Divina que criou o mundo.

Kellen Bittencourt disse...

De fato amiga os japoneses sempre nos dão uma lição de civilidade e organização, desejo de coração que tudo se restabeleça plenamente! Uma justa lembraçã sua! Bjooosss

RUDYNALVA disse...

Cici!
Uma verdadeira lição de vida e reconstrução.

Passando para desejar o que há de melhor para todas nós, mulheres fortes e um ótimo DOMINGO!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Bárbara Scarlett disse...

Temos que aprender com eles. Eles são fodas. Sou loka pra morar no Japão ou na China.
Nessa quarta-feira fui dormir mais tarde e fiquei com sono o dia seguinte inteiro porque fiquei vendo a reportagem sobre o tsunami do Japão no Discovery ou no History não me lembro qual canal. Estavam mostrando o tsunami pelo angulo das câmeras da população que sobreviveu e filmou. Muito forte. Me emocionei muito.
Vendo varias pessoas que não conseguiram correr a tempo, outras que ficaram boiando dentro de seus carros esperando pra ver no que ia dar. Foi mt legal o programa.
Bjus

Canela Castela disse...

OI amiga!
Que post legal. Bem lembrado!
Esse país é um exemplo vivo da reconstrução, reorganização, readaptação.
Povo civilizado. Um exemplo a ser seguido.
Amiga, saudadessssssssssssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...